Advocacia Empresarial: Evolução, Desafios e Oportunidade

Os avanços da economia brasileira no cenário econômico mundial trouxeram novos mercados para produtos e serviços, além de uma vasta oportunidade no mercado de trabalho para escritórios de advocacia, seja em assessoria de políticas empresarias, seja no contencioso judicial.

Todavia, para que cerca de 600 mil advogados autorizados a trabalhar no país, sobretudo os advogado patronais, “surfem esta onda” e acompanhem o crescimento, precisam oferecer além de conhecimento jurídico aos seus clientes, ferramentas de gestão no seu escritório, noções de economia, Administração e Marketing.

As tendências de mercado e as estratégias de administração voltadas ao setor jurídico fazem com que não nos cause estranheza observar no corpo jurídico das grandes corporações a presença de profissionais da engenharia, informática, administração e contábeis.

Neste contexto, os escritórios de advocacia devem trazer consigo estratégias de mercado atrativas para as empresas, tornando-se parceiros de negócios do seu cliente e não apenas um consultor de temas jurídicos. Faz-se necessário estudar mais, para ter uma visão macro não apenas do negócio do cliente, mas para gerir o seu próprio escritório, pois nesta “onda” o lema é “fazer mais com menos”.

Outro ponto essencial que não podemos deixar de mencionar é a gestão dos processos judiciais, gestão que deverá acompanhar a tecnologia, seguida de planejamento estratégico, pois passamos por uma tendência da gestão unificada dos processos, por meio de uma “centralização jurídica”, tática adotada pelos maiores escritórios de advocacia do país.

A evolução tecnológica dentro dos escritórios é instrumento imprescindível nos controles de prazos, números, gráficos e, sobretudo, ao impacto financeiro. Entretanto, os equipamentos de informática (computadores, servidores, etc.), os softwares de gestão (para otimização de documentos eletrônicos) e os procedimentos internos devem ser cada vez mais elaborados.

Na medida em que os profissionais da advocacia ampliam suas áreas de conhecimento, aproximando-se dos interesses negociais dos clientes, tornam-se facilitadores ao planejamento das estratégias, de orçamentos, de objetivos e de metas.

A Albuquerque, Rihl e Kiefer Advocacia e Consultoria, por intermédios dos seus sócios e colaboradores, estão acompanhando a tendência do mercado na região Sul o Brasil, carregando na sua missão trinfar junto com seus parceiros de negócios/clientes.

Leave a Comment

Current day month ye@r *